@arlenelio

11/01/2016

Dengue,Chikungunya e Zika: o que é o quê e como se prevenir.





Com a chuva que agora está nos visitando (Aleluia e que venha mais pra amenizar o calor horroroooso aqui em Fortaleza!!), não podemos nos descuidar sobre um bichinho que se instalou em nosso país e não quer ir embora: AEDES AEGYPIT. Sim, meu senhor, minha senhora, esse mosquito que parece uma muriçoca com meias listradas, é responsável agora por 3 tipos de doença: Dengue, Chikungunya e Zika. Quem aqui nunca teve uma das três, infelizmente tem uma chance das grandes de ter uma delas... Infelizmente...
Sabemos que a saúde anda em baixa ( quase subterrânea!), mas com relação ao combate ao Aedes, se TODOS NÓS fizermos nossa parte, com certeza, esse mosquito vai embora, e não teríamos que nos preocupar tanto quando chegasse os períodos chuvosos em nossas cidades.
Agora, vem a pergunta:
"-Lene, mulher, me diz, como é que eu consigo identificar uma coisa da outra? Pelamor!" Rrs
Peguei essa imagem do site da Agencia FioCruz de Notícias por ser bem explicativa e clara:


Agora, vem  outra pergunta que não quer calar:

COMO SE PREVENIR?

A melhor prevenção é o combate direto ao mosquito; olhem nos quintais, na casa como um todo, lugares, ou locais que podem acumular água, não importa se ela é limpa ou suja, e dê um fim! O mosquito gosta desses lugares para se reproduzir, e só pra matar a curiosidade:

Cada fêmea de Aedes Aegypti produz de 70 a 150 ovos. Seu ciclo evolutivo dura de 11 a 18 dias, e o adulto chega a viver 154 dias. Em um mês a fêmea pode se alimentar 12 vezes (repastos sangüíneos), picando várias pessoas, isso é importante pois quanto mais vezes e mais pessoas a fêmea picar, maior a chance de poder transmitir doenças.
Outra: No caso das gestantes, por conta dos inúmeros casos de microcefalia que tem relação direta com a Zika, é se proteger usando repelentes.
Há três tipos de repelentes disponíveis no Brasil que podem ser utilizados por gestantes, eles apresentam em sua fórmula os seguintes componentes:
Icaridina (também conhecido como piridina): é o que confere maior tempo de proteção contra insetos, cerca de 10 horas. (Nome comercial: Exposis)
DEET (dietiltoluamida): Gestantes devem escolher os repelentes com DEET na versão para adultos (15%) com 6 horas de duração e não a versão infantil, que tem apenas 6% a 9% do ativo e duração mais curta (2 horas). Nomes comerciais: OFF, Autan, Repelex, entre outros
IR3535: É indicado para crianças de 6 meses a 2 anos. Tem duração muito curta, necessitando de reaplicações a cada duas horas, o que pode deixar a gestante desprotegida em períodos de longa exposição. (Nome comercial: Loção Antimosquito Johnson’s)
Repelentes naturais como citronela e andiroba têm rápida evaporação e portanto um tempo de proteção muito curto, de 10 a 20 minutos. Assim, não são considerados repelentes seguros para gestantes.
Viu? Se a gente bobiar, é filhote de mosquito da dengue pra todo lado!! Façam o combate e caso puderem, compartilhem o post, como uma forma de alerta para  todos , certo?
Bjs minha gente e um ótimo início de semana!!

0 comentários:

Postar um comentário